O edital, com as regras dos cursos de formação do Concurso Nacional Unificado (CNU), foi publicado nesta quarta-feira, 15, no Diário Oficial da União.
Os cursos de formação compõem a última etapa, para diferentes carreiras disponíveis no CNU, como a de auditor-fiscal do trabalho (AFT).
De acordo com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, 2.305 candidatos serão convocados para os cursos.
Veja as carreiras que terão formação e quantos aprovados serão convocados para cada uma:
- analista de comércio exterior: 50;
- analista de infraestrutura: 300;
- auditor-fiscal do trabalho: 900;
- analista em Tecnologia da Informação (TI): 300;
- analista técnico de políticas sociais: 500;
- especialista em políticas públicas e gestão governamental: 150;
- especialista em regulação de saúde suplementar: 35;
- especialista em regulação de serviços públicos de energia: 40; e
- especialista em regulação de serviços de transportes aquaviários: 30.
Os cursos serão realizados na cidade de Brasília, no Distrito Federal. A exceção será para o cargo de especialista em regulação de saúde complementar, da Agência Nacional de Saúde (ANS), cuja formação ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro.
Somente para auditor-fiscal do trabalho, o curso de formação será na modalidade híbrida, isto é, com aulas presenciais e também remotas. Para as demais carreiras, as aulas serão 100% presenciais.
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Cebraspe serão as instituições responsáveis pela aplicação dos cursos, que terão duração de até 580 horas.
Confira o resumo com as principais informações dos cursos de formação, incluindo a cidade, instituição responsável, duração e modalidade:
Ao frequentarem os cursos de formação, os candidatos poderão receber, mensalmente, um auxílio financeiro correspondente a 50% da remuneração inicial da carreira.
A duração e o regime de aulas de cada curso de formação serão regidos por regulamento específico, a ser editado pela instituição responsável por sua realização.
Em entrevista coletiva na última terça, 14, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, informou que os resultados finais do CNU foram adiantados para o dia 4 de fevereiro.
Nessa mesma data, também serão divulgadas as convocações para os cursos de formação dos blocos de 1 a 7.
Cada candidato deverá verificar, pela página oficial do concurso, se foi convocado para participar do curso de formação e para qual carreira.
Os convocados terão só dois dias, 4 e 5 de fevereiro, para confirmar a participação no curso. Se todas as vagas não forem preenchidas, estão previstas outras duas chamadas, para chegar ao quantitativo anunciado.
Atenção! A chamada para o curso de formação, em carreira específica, implica a eliminação do candidato para os cargos elencados abaixo na sua lista de preferência.
A confirmação de interesse em participar do curso de formação só precisará ser feita uma única vez, ainda que o candidato seja posteriormente convocado para cargos de maior preferência.
“Os candidatos que não manifestarem interesse no curso de formação deixam a lista do cargo e de todos que estão em posição abaixo de preferência”, disse a ministra Esther Dweck.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.
Clique na imagem abaixo e conheça o material.
Folha dirigida
Leia também –
- Concurso público São José de Mipibu – RN: divulgado decreto destinando recursos para realização de certame.
- Concurso público INSS: instituto pode ter novo edital em 2025 para analistas.
- Concurso público educação RN: FGV divulga gabarito oficial preliminar.
- Concurso público para a Polícia Federal Administrativo não deve estar no CNU 2025.
- Ministério Público do RN recomenda reserva de vagas para pessoas com deficiência em seleção de residência médica.