Concurso Nacional Unificado (CNU): decreto autoriza aplicação de provas em data extraordinária.

Compartilhar

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 4, o decreto que permite a aplicação da prova do Concurso Nacional Unificado em data extraordinária.

Conforme destacado no documento, as provas poderão ser aplicadas em data diversa da prevista em casos de evento logístico excepcional e imprevisível que inviabilize a aplicação da etapa.

Para ocorrer a aplicação extraordinária da prova do CNU, o decreto ainda destaca ser necessário:

  • que o evento atinga o quantitativo mínimo de candidatos a ser estabelecido em ato da autoridade máxima do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
  • prévia solicitação da banca para a aplicação das provas do Concurso Unificado, com a indicação das áreas atingidas e a justificativa da impossibilidade logística de realização do certame
  • ser restritra aos candidatos já inscritos no certame atingidos pelo evenco excepcional
  • constitua decisão discricionária da administração pública federal, sem gerar direito subjetivo do candidato que exigir a aplicação extraordinária. 

Em caso de aplicação extraordinária das provas do Concurso Unificado, o MGI editará ato com as devidas informações acerca da forma e dos locais envolvidos na hipótese e, além disso, estabelecerá as regras e a indicação do número de candidatos inseridos na aplicação extraordinária das etapas.

Além de destrinchar os principais aspectos das provas extraordinárias, o decreto ainda reforça que os candidatos atingidos por tal medida concorrerão às vagas suplementares específicas autorizadas pelo MGI. 

Ou seja, o candidato inserido na hipótese de aplicação extraordinária não estará mais concorrendo ao quantitativo de vagas previsto originalmente no edital do Concurso Unificado. 

Vale a pena destacar que para haver o quantitativo suplementar a ser oferecido ao candidato, o MGI precisará observar as seguintes condições:

  • I – a existência de cargos efetivos vagos; e
  • II – a disponibilidade orçamentária e financeira para o provimento.

Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.

Clique na imagem abaixo e conheça o material.

Folha dirigida




Leia também –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SiteLock