Foi definida a banca organizadora do Concurso Unificado, ou Enem dos Concursos como vem sendo chamado. Conforme informações do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Fundação Cesgranrio ficará à frente da seleção.
A banca participou do processo e chegou à fase final com a Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Cebraspe, sendo declarada vencedora pelo govermo.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: Assine o canal e receba as principais notícias do dia
Segundo a diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal do MGI, Maria Aparecida Chagas Pereira, como as três empresas tinham as qualificações necessárias, a escolha ocorreu pelo critério da economicidade, ou seja, por aquela que cobrou o menor valor pelo serviço.
“O Governo Federal tem a experiência do Enem, mas é a primeira vez que estamos fazendo uma prova de concurso público desse vulto, envolvendo 21 órgãos. Por isso, buscamos o apoio dos órgãos de controle desde o princípio, para que todas as etapas do concurso estejam em conformidade com as melhores práticas de gestão, transparência, legalidade e impessoalidade”, informou Maria Aparecida Chagas Pereira.
Agora, a Fundação Cesgranrio deverá divulgar o edital com requisitos, vagas, salários, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas.
A seleção da empresa ocorreu no começo da semana, seguindo o cronograma divulgado inicialmente, mas o Ministério da Gestão optou por aguardar o parecer jurídico final da Advocacia Geral da União para dar início ao contrato e fazer a divulgação.
A assinatura do contrato entre a Fundação Cesgranrio e o MGI deve ser realizada até o fim de novembro.
Ainda não se sabe, no entanto, se os blocos temáticos serão os mesmos anunciados anteriormente ou se haverá mudanças.
Além disso, com a banca definida, os interessados podem ter uma noção de como serão as provas, considerando o padrão da organizadora.
Os editais do Concurso Nacional Unificado estão previstos para serem publicados em dezembro deste ano, no dia 20.
A banca organizadora escolhida ficará responsável pela aplicação das provas objetivas e discursivas, simultaneamente, em cerca de 180 cidades do país.
A operação do CNU será nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Informações do Folha Dirigida.