Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025: governo quer incentivos para ampliar número de mulheres aprovadas.

Compartilhar

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) já confirmou a realização de um novo Concurso Nacional Unificado (CNU) em 2025. O governo planeja ações para incentivar o maior número de mulheres na seleção.

A primeira edição do CNU, em 2024, deu foco a um desafio constante no Poder Executivo Federal: a sub representação feminina em carreiras estratégicas. 

Por mais que as mulheres representassem 52% dos inscritos, somente 41% dos aprovados foram do sexo feminino — percentual que caiu para apenas 8% em áreas como Tecnologia da Informação.

“Quando analisamos os blocos separadamente, vemos uma distorção alarmante. Enquanto nas carreiras sociais e educacionais as mulheres são 60% dos aprovados, em TI esse número despenca. Isso reflete um problema estrutural que começa nas escolhas profissionais e se perpetua nos concursos”, destacou a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.




Como resposta a esse cenário, o governo estuda medidas inspiradas em experiências como a do Ministério das Relações Exteriores, que adotou um sistema de bonificação para mulheres nas fases iniciais de seu último concurso. 

“Não se trata de reserva de vagas, mas de mecanismos que compensem desvantagens sociais”, explicou a ministra. 

Outra ação será o estímulo à participação feminina em áreas tradicionalmente masculinas, como Tecnologia e Infraestrutura, por meio de programas de mentoria.

Para o Concurso Unificado deste ano, está prevista uma campanha específica voltada às candidatas, com divulgação de histórias de servidoras bem-sucedidas.

Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.

Clique na imagem abaixo e conheça o material.

Folha dirigida

Leia também –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SiteLock