A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, voltou a falar sobre a realização do novo Concurso Nacional Unificado (CNU) em 2025. Em entrevista, ela revelou novos prazos para escolha da banca e provas.
Durante a entrevista, realizada pelo portal Metrópoles, a minstra destacou que um termo de referência deverá ser publicado em abril.
O documento funciona como um espelho do edital, trazendo informações como órgãos participantes, vagas, etapas e outros detalhes. Ele será utilizado no processo de escolha da banca.
É válido destacar que a chamada pública não exclui da disputa a Fundação Cesgranrio, organizadora da primeira edição. Ela ainda poderá ser escolhida, mas terá concorrência com outras bancas interessadas no processo.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Além disso, as provas, previstas anteriormente para agosto deste ano, deverão ocorrer somente em setembro ou outubro.
Segundo a ministra, os atrasos na elaboração do termo de referência, escolha da banca e concepção do novo edital, ocorreram devido à demora na aprovação do Orçamento, votado apenas no último dia 20.
“Eu tinha até falado que a minha ideia era tentar em março ainda soltar o edital. Na verdade, não era bem o edital, era o TR, que é o TR para um chamamento para as bancas. Então, a gente, em princípio, vai chamar de novo, para de novo avaliar. Eu não queria fazer isso antes da sanção da Lei Orçamentária, porque eu preciso ter um orçamento aprovado, ter o recurso bem definido do que a gente pode fazer de vagas de concurso”, disse ao Metrópoles.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
De acordo com a ministra, a ideia é apresentar as vagas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As propostas de alterações no cronograma do concurso também serão avaliadas.
“Então, eu quero bater de tudo com a Casa Civil e com o presidente. Mas ainda no início de abril, na primeira quinzena, a gente já deve anunciar”, informou a ministra.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.
Clique na imagem abaixo e conheça o material.

Folha dirigida
Leia também –
- Concurso saúde Natal: Justiça suspende licitação de R$ 271 milhões para contratar médicos em Natal.
- Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 terá vagas para enfermagem e técnico em enfermagem.
- Prefeitura de Alto do Rodrigues – RN divulga Processo Seletivo para o cargo de Alfabetizador.
- Concurso público Correios: Findect cobra presidente Lula em meio à crise financeira.
- Concurso público Sesap RN: locais de realização das provas são divulgados.