Concurso Ministério da Previdência Social: edital para perito do INSS será publicado este ano.

Compartilhar

O Ministério da Previdência Social confirmou que o edital do concurso MPS para peritos do INSS será publicado ainda este ano, até 31 de dezembro.

Dessa forma, a pasta deverá acelerar os preparativos, que já avançaram para a etapa de escolha da banca organizadora.

Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, o ministério informou que:

“O concurso para a carreira da Perícia Médica Federal terá edital publicado ainda neste ano. Não há banca definida. Foi autorizado o provimento de 175 cargos no quadro de pessoal do Ministério da Previdência Social (MPS)”, diz.

Nesta semana, com exclusividade, a reportagem confirmou que os trâmites para a licitação da banca já foram iniciados, embora ainda estejam em fase inicial.




Com a previsão de edital ainda para este ano, o MPS deverá se antecipar ao prazo estabelecido na portaria autorizativa, que estipula até seis meses para a publicação do edital. Assim, a pasta teria até fevereiro de 2025 para divulgar as regras da seleção.

A autorização também estabelece que as provas sejam aplicadas dois meses após a publicação do edital. Com o documento previsto para dezembro, é provável que as provas ocorram no início de 2025.

O deputado federal por Rondônia, Thiago Flores, anunciou recentemente que a previsão para a publicação do edital estava marcada para janeiro.

Ele relatou ter participado de reuniões no Ministério da Previdência Social, em Brasília, onde foram discutidas diversas questões relacionadas ao atendimento e à concessão de benefícios.

Durante uma das reuniões, o parlamentar confirmou que novos concursos para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estavam sendo planejados para o início do próximo ano.




É provável que a previsão obtida pelo deputado tenha sido atualizada, uma vez que o MPS confirmou a divulgação do edital ainda este ano.


As 175 vagas aprovadas destinam-se ao preenchimento imediato, além de formar um cadastro reserva para convocações ao longo da validade do concurso.

A seleção visa à carreira de perito médico, exigindo formação em Medicina e registro ativo no Conselho Regional de Medicina.

O cargo de perito médico federal é vinculado à Subsecretaria de Perícia Médica Federal, com atuação predominantemente no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).




Com estabilidade garantida pelo regime estatutário, a função oferecia uma remuneração inicial de R$16.875,99 para uma jornada de 40 horas. 

Esse valor inclui salário-base, reajuste governamental, auxílio-alimentação de R$1 mil e Gratificação de Desempenho de Atividade de Perícia Médica Previdenciária (equivalente a 100 pontos).

Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.

Clique na imagem abaixo e conheça o material.

Folha dirigida

Leia também –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SiteLock