Boa notícia para quem aguarda por um novo concurso Ibama. O presidente Rodrigo Agostinho revelou que está otimista para que uma nova seleção aconteça no início de 2024, entre abril e maio.
Em entrevista ao Brasil em Pauta, no canal do YouTube do Governo Federal, ele falou acerca do déficit de servidores do órgão.
“O Ibama chegou a ter praticamente 6 mil servidores, eu mesmo fui estagiário do Ibama, e era uma outra realidade. Hoje para compensar essa perda tão grande de quadro a gente está investindo muito em tecnologia, mas temos setores onde a falta de quadro hoje já é muito grave. Estamos com a esperança muito grande de poder ter no começo do ano, entre abril e maio, a realização do nosso concurso.”
O presidente do Ibama citou que há necessidade de analistas ambientais e convidou os candidatos a prestar concurso para o Ibama.
Em ofício encaminhado à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, Rodrigo Agostinho já havia confirmado a existência de um planejamento para a realização do novo concurso para o Ibama, visando à contratação de novos servidores.
Vale relembrar que o concurso Ibama já foi garantido pelo presidente Lula e pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.
Recentemente, o instituto recebeu autorização para chamar 257 excedentes do último concurso público, realizado em 2021.
As 257 vagas autorizadas para o chamamento de excedentes do Ibama são divididas entre:
- 24 analistas administrativos;
- 100 analistas ambientais; e
- 133 técnicos ambientais.
A distribuição das vagas por estado, região e unidade já foi divulgada. Acesse aqui!
Concurso Ibama pode ofertar 2,4 mil vagas
O próximo concurso Ibama já foi solicitado pelo órgão e pela pasta do Meio Ambiente, e está no radar do órgão.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis solicitou autorização para 2.408 vagas de nível superior, sendo 1.503 de analista ambiental e 905 de analista administrativo.
O presidente Lula já falou sobre a necessidade de um concurso para o Ibama e prometeu um novo edital.
“O Ibama estava desmontado. Quando nós deixamos o governo, o Ibama tinha 1.700 funcionários, agora está com 700. Nós estamos montando um grande esquema, incluindo fazer um novo concurso para o Ibama, contratar mais gente”, afirma Lula.
Além dele, a ministra Esther Dweck afirmou que o edital será autorizado em breve, sem estimar uma data.
“O presidente me cobrou, ao vivo, praticamente. Eu estava na coletiva de imprensa de anúncio de concursos e ele me ligou e falou que faltavam duas áreas que não estavam lá realmente e vão sair em breve. (…) Ele cobrou muito Ibama. Eu expliquei que já tinha um concurso em aberto, mas a gente vai fazer um novo”, garantiu a ministra responsável por analisar e autorizar os novos concursos federais.
Até o momento, a autorização não foi publicada e não é possível afirmar quando o edital do próximo concurso Ibama será divulgado.
Em outubro, a portaria que estabelece as diretrizes para o planejamento para 2024 foi publicada e prevê novas contratações.
Informações do Folha Dirigida.
1 comentário em “Concurso Ibama: presidente prevê novo edital no início de 2024 com estimativa de 2.408 vagas.”
Ok