Concurso público para os Correios pode ter edital divulgado até dezembro com possibilidade de 5 mil vagas.

Compartilhar

Concurso dos Correios, é relevante destacar que a chance de realização deste concurso surgiu em janeiro de 2023. O secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Findect), José Rivaldo da Silva, confirmou a possibilidade de abertura de aproximadamente 5 mil vagas para cargos de ensino médio e superior.

Essa informação foi obtida por Rivaldo durante uma reunião em Brasília com a Diretoria Executiva dos Correios, na qual foram discutidas demandas dos funcionários da empresa. Contudo, é preciso enfatizar que o concurso ainda necessita de aprovação do novo presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. Portanto, ainda não há uma data específica para a abertura do concurso.

Cargos de ensino médio:

  1. Atendente Comercial: responsável pelo atendimento ao público nas lojas, requer ensino médio completo. No último concurso, as disciplinas cobradas foram Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Geografia.
  2. Carteiro: responsável pela distribuição de correspondências e encomendas, é o cargo mais visado devido ao grande número de vagas em todo o país. Requer ensino médio completo. No último concurso, as disciplinas cobradas foram Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Geografia.
  3. Operador de Triagem e Transbordo: responsável pela separação e classificação de correspondências e encomendas nos centros de distribuição dos Correios, requer ensino médio completo. No último concurso, as disciplinas cobradas foram Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Geografia.

Cargos de ensino superior:

  1. Analista de Correios: responsável por planejar, coordenar e executar atividades relacionadas à gestão e administração dos Correios, requer nível superior em Administração, Contabilidade, Economia ou Engenharia. No último concurso, além das disciplinas básicas, foram cobrados conhecimentos específicos da área de atuação.
  2. Especialista em Correios: responsável por elaborar, planejar e coordenar ações relacionadas à sua área de atuação, requer nível superior em Engenharia, Saúde ou Segurança do Trabalho. No último concurso, as disciplinas cobradas foram Português, Informática e conhecimentos específicos da área.
  3. Médico do Trabalho: responsável por realizar exames e consultas médicas nos funcionários dos Correios, além de elaborar e executar ações relacionadas à saúde do trabalhador, requer ensino superior em Medicina e especialização em Medicina do Trabalho. No último concurso, as disciplinas cobradas foram Português, Informática e conhecimentos específicos da área.
  4. Enfermeiro do Trabalho: encarregado de prestar assistência de enfermagem aos funcionários dos Correios e de elaborar e executar ações relacionadas à saúde do trabalhador. No último concurso, as disciplinas cobradas foram Português, Informática e conhecimentos específicos da área.

Os salários iniciais podem ser de R$ 2.179,25 para cargos de ensino médio e R$ 6.333,54 para cargos de ensino superior, além de diversos benefícios.

Embora haja urgência na realização de um novo concurso devido ao déficit de funcionários, o processo ainda depende da aprovação do novo presidente dos Correios e da divulgação do edital. Contudo, espera-se que o Concurso dos Correios possa ocorrer até dezembro, com vagas para cargos de ensino médio e superior.

Candidatos de ensino médio devem estudar Português, Matemática, Informática e Geografia, enquanto os de ensino superior devem aprofundar-se em conhecimentos específicos da área, além de Português e Informática.

3 comentários em “Concurso público para os Correios pode ter edital divulgado até dezembro com possibilidade de 5 mil vagas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SiteLock