Concurso dos Correios, é relevante destacar que a chance de realização deste concurso surgiu em janeiro de 2023. O secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Findect), José Rivaldo da Silva, confirmou a possibilidade de abertura de aproximadamente 5 mil vagas para cargos de ensino médio e superior.
Essa informação foi obtida por Rivaldo durante uma reunião em Brasília com a Diretoria Executiva dos Correios, na qual foram discutidas demandas dos funcionários da empresa. Contudo, é preciso enfatizar que o concurso ainda necessita de aprovação do novo presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. Portanto, ainda não há uma data específica para a abertura do concurso.
Cargos de ensino médio:
- Atendente Comercial: responsável pelo atendimento ao público nas lojas, requer ensino médio completo. No último concurso, as disciplinas cobradas foram Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Geografia.
- Carteiro: responsável pela distribuição de correspondências e encomendas, é o cargo mais visado devido ao grande número de vagas em todo o país. Requer ensino médio completo. No último concurso, as disciplinas cobradas foram Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Geografia.
- Operador de Triagem e Transbordo: responsável pela separação e classificação de correspondências e encomendas nos centros de distribuição dos Correios, requer ensino médio completo. No último concurso, as disciplinas cobradas foram Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Geografia.
Cargos de ensino superior:
- Analista de Correios: responsável por planejar, coordenar e executar atividades relacionadas à gestão e administração dos Correios, requer nível superior em Administração, Contabilidade, Economia ou Engenharia. No último concurso, além das disciplinas básicas, foram cobrados conhecimentos específicos da área de atuação.
- Especialista em Correios: responsável por elaborar, planejar e coordenar ações relacionadas à sua área de atuação, requer nível superior em Engenharia, Saúde ou Segurança do Trabalho. No último concurso, as disciplinas cobradas foram Português, Informática e conhecimentos específicos da área.
- Médico do Trabalho: responsável por realizar exames e consultas médicas nos funcionários dos Correios, além de elaborar e executar ações relacionadas à saúde do trabalhador, requer ensino superior em Medicina e especialização em Medicina do Trabalho. No último concurso, as disciplinas cobradas foram Português, Informática e conhecimentos específicos da área.
- Enfermeiro do Trabalho: encarregado de prestar assistência de enfermagem aos funcionários dos Correios e de elaborar e executar ações relacionadas à saúde do trabalhador. No último concurso, as disciplinas cobradas foram Português, Informática e conhecimentos específicos da área.
Os salários iniciais podem ser de R$ 2.179,25 para cargos de ensino médio e R$ 6.333,54 para cargos de ensino superior, além de diversos benefícios.
Embora haja urgência na realização de um novo concurso devido ao déficit de funcionários, o processo ainda depende da aprovação do novo presidente dos Correios e da divulgação do edital. Contudo, espera-se que o Concurso dos Correios possa ocorrer até dezembro, com vagas para cargos de ensino médio e superior.
Candidatos de ensino médio devem estudar Português, Matemática, Informática e Geografia, enquanto os de ensino superior devem aprofundar-se em conhecimentos específicos da área, além de Português e Informática.
3 comentários em “Concurso público para os Correios pode ter edital divulgado até dezembro com possibilidade de 5 mil vagas.”
Quero mim inscrever
Quando vai começar as inscrições?
quero me inscrever