O edital do concurso ANM está previsto para ser divulgado na segunda quinzena de novembro, ou seja, até o dia 29 deste mês. A seleção já está autorizada e a banca responsável está contratada.
A informação sobre o prazo de publicação do edital foi passada por uma fonte do Qconcursos Folha Dirigida.
Oficialmente, a Assessoria de Comunicação da ANM mantém o prazo estipulado pela portaria de autorização, que estabelece seis meses para que o órgão divulgue o edital.
“O edital de abertura será publicado dentro do prazo previsto na portaria de autorização do concurso, até 15 de janeiro de 2025. O cronograma com as demais etapas será publicado no edital de abertura”, disse a autarquia em resposta oficial.
No entanto, é possível que a publicação ocorra ainda este mês, conforme indicado pela fonte.
Em setembro, o Qconcursos Folha Dirigida teve acesso a uma nota técnica que confirmava que o edital já estava em elaboração, reforçando a iminência da publicação.
“A elaboração do edital encontra-se em curso. Como dito, serão disponibilizadas vagas para os cargos de especialista em recursos minerais e analista administrativo, dos quais serão exigidas diferentes especialidades (Engenheiro de Minas, Engenheiro Geólogo, Contador, etc.), com vagas disponibilizadas em diferentes locais do país”, dizia a ANM no documento.
No mesmo documento, a agência também discutia a aplicação da reserva de cotas para o seu próximo concurso, que gira em torno de 20% reservados a candidatos negros. Com isso, a distribuição de vagas poderá ser reformulada.
Por falar em vagas, a ANM já atua para contar com os futuros excedentes do seu concurso, ou seja, realizará chamadas além das vagas imediatas previstas na autorização inicial.
Para isso, a autarquia já encaminhou um pedido ao Ministério da Gestão e Inovação solicitando esses provimentos adicionais.
Embora a publicação do edital esteja prevista para esta segunda quinzena de novembro, a ANM chegou a divulgar um cronograma preliminar que previa a publicação em dezembro.
Nesse cronograma, também constavam as previsões de homologação do concurso, além da nomeação e posse dos servidores. Confira a seguir:
- Publicação do edital de abertura: previsão para dezembro de 2024.
- Homologação do concurso: previsão para setembro de 2025.
- Nomeação: depende de autorização do MGI – a partir de outubro de 2025.
- Posse e entrada em exercício: até 45 dias após a nomeação.
Como não há tempo hábil, as provas devem ocorrer apenas no primeiro semestre de 2025. Esse prazo, no entanto, ainda não foi confirmado pela ANM.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.
Clique na imagem abaixo e conheça o material.
PCI concursos
Leia também –
- Câmara Municipal e Prefeitura de Nova Olinda – CE divulgam Concursos Públicos com 125 vagas.
- Concurso público Polícia Militar SE: Justiça determina suspensão do edital.
- Concurso público (Agência Espacial Brasileira) AEB define banca para novo edital com 30 vagas.
- Concurso público SEEC RN tem mais de 35 mil inscritos para 598 vagas.
- Concurso público Funpresp-Exe: divulgado edital com 571 vagas e remuneração de R$ 9.488,00.