Apesar de estar confirmada no Concurso Nacional Unificado, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgou regras para nova seleção no Diário Oficial da União desta sexta, 6.
De acordo com o documento, os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, de conhecimentos gerais e específicos, além das provas discursivas e de títulos. Para a carreira de especialista, cargo autorizado pelo Governo Federal, ainda haverá a aplicação da etapa do curso de formação.
O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Diretoria Geral da Antaq.
O edital deverá conter todas as informações aos candidatos, como a escolaridade mínima exigida e os detalhes da isenção da taxa de inscrição. De acordo com a instrução, poderão solicitar a isenção do valor os candidatos amparados pelo pelo Decreto Federal nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, e pelo Decreto Federal nº 11.016, de 29 de março de 2022, ou pela Lei Federal nº 13.656, de 30 de abril de 2018.
No ato de inscrição, os candidatos deverão selecionar a cidade onde realizarão as provas objetivas e discursivas, conforme previsto no edital.
O curso de formação será realizado em Brasília, DF, com uma carga horária de até 120 horas, abrangendo aulas teóricas e práticas, seminários, apresentação de trabalhos e dinâmicas de grupo.
A responsabilidade pelo curso ficará a cargo da banca organizadora, sob a supervisão da Gerência de Recursos Humanos da ANTAQ e da Comissão do Concurso Público.
Durante a formação, o candidato terá direito a um auxílio financeiro correspondente a 50% da remuneração inicial do cargo (R$8.206,67).
Para avaliar os conhecimentos adquiridos no curso, os candidatos serão submetidos a uma prova objetiva sobre os conteúdos ministrados ao longo da formação.
Informações do Folha Dirigida.